A ABO NACIONAL em parceria com a ABRAREC – Associação Brasileira da Relação Empresa Cliente estabeleceu o conceito de Ouvidoria, alcançando a dimensão pública e privada, qual seja “Ouvidoria é a instituição que representa os legítimos interesses dos cidadãos no ambiente em que atua na busca de soluções definitivas.” Clique aqui e confira o Manual de Boas Práticas Ouvidorias Brasil.
O principal objetivo da OUVIDORIA contemporânea é atuar de forma isenta e independente com caráter mediador, pedagógico e estratégico. É um “agente da realidade” na organização porque acolhe as manifestações (elogios, sugestões, reclamações e denúncias) dos cidadãos (ãs) não solucionadas por outros canais de atendimento e de apoio ao cidadão na condição de consumidor/usuário/colaborador; analisa e atua na busca por soluções; identifica tendências e orienta a organização promovendo a melhoria contínua dos processos de trabalho e a busca por soluções efetivas, que reverbera na imagem reputacional.
A ONU – Organização das Nações Unidas, em 16 de dezembro de 2020, em Assembleia Geral aprovou a Resolução A/75/186 , incentivando os países membros a criarem suas Ouvidorias, sinalizando medidas como a “realização de atividades de conscientização sobre seu papel e função, apoio às Ouvidorias como mecanismo de promoção e proteção aos direitos humanos em sentido amplo, boa governança e respeito pelo Estado de Direito”.
O MBA Gestão Estratégica em Ouvidoria Pública e Privada está alinhado com o ESG, reforçando a posição estratégica das Ouvidorias como indicador de boa governança e fortalecimento social desde a primeira disciplina de Fundamentos, marcos legais e formatação da Ouvidoria.
Os pilares do ESG são transversais e estão presentes nas disciplinas de Interface com a Promoção da Integridade; Liderança Humanizada; e Estratégicas e Ferramentas de Gestão.
2ª e 4ª das 19h às 22h30 (aulas semanais) e 6ª das 19h às 22h30 (aulas eventuais)
Formação Especializada em Segurança do Paciente: O curso capacita profissionais para atuar na melhoria contínua dos serviços de saúde, com foco na segurança do paciente, gestão de riscos e prevenção de eventos adversos.
Desenvolvimento de Competências Estratégicas: Aplicação de ferramentas de gestão da qualidade, tomada de decisões estratégicas e implementação de melhorias de processos, visando uma administração eficiente.
Abordagem Integrada de Saúde Baseada em Valor: Destaque para a saúde baseada em valor, promovendo a entrega de cuidados que equilibram qualidade e custos, alinhando-se às melhores práticas internacionais.
Análise de Questões Éticas e Governança: Abordagem de aspectos éticos, de governança e jurídicos, preparando os profissionais para enfrentar desafios complexos no ambiente de saúde.
Metodologia Ativa e Aplicada: Utilização de metodologias ativas que permitem a associação da teoria à prática, estimulando uma atitude crítica e reflexiva nos alunos.
Flexibilidade e Acessibilidade: Flexibilidade para profissionais que buscam conciliar estudos com a rotina de trabalho, sem comprometer a qualidade do aprendizado.
Estar como Ouvidor não é considerada uma profissão, mas uma função de relevância estratégica na organização, um ativo intangível. Por consequência formações como advogados, sociólogos, relações públicas, marketing, comunicação social tradicionalmente procuram essa complementação inclusive para atuarem como ouvidores e consultores. A mesma lógica segue nas ouvidorias da área de saúde por atrair farmacêuticos, químicos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros.
No cenário atual com a tônica da transparência e compliance como traço de boa governança das organizações, outras formações foram atraídas para a função de ouvidores como estatísticos, tecnologia da informação, redes e sistemas, entre outros.
O caráter multidisciplinar permite a aderência de várias formações.
Pós-Doutorando pela Universidade de Araraquara - (UNIARA/SP). Doutor em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente - Linha de Pesquisa em Políticas Públicas pela Universidade de Araraquara - (UNIARA/SP). Gestor Hospitalar, Head do Programa Institucional de Integridade e Conformidade - LGPD e Compliance Officer (Santa Marcelina Saúde) Advogado, Mestre em Administração, Especialista em Direito Administrativo e do Estado pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ). MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP/SP). Coordena o Curso de Administração de Empresas e exerce a Docência nos Cursos de Medicina e Administração de Empresas da Faculdade Santa Marcelina (FASM/SP). Co-Fundador da Liga Acadêmica de Gestão e Empreendedorismo em Saúde - LAGES (FASM/SP). Docente Convidado em Cursos de Pós graduação Lato Sensu / MBA e Extensão.Vivência na área de Administração Público-Privada, com ênfase em Gestão e Gerenciamento dos Serviços de Saúde. Atuou como Gerente de unidade básica de saúde e Coordenador Administrativo da Atenção Primária à Saúde (Santa Marcelina Saúde). Atuou como Docente e Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior (FAPPES/SP) e do PPG de MBA em Coaching (Sociedade Brasileira de Coaching - SBC / FAPPES SP/SP). Atuou como Docente do Curso de Administração de Empresas da FAPPES/SP e da Unisant´anna (Centro Universitário Sant´anna - SP/SP).
A São Camilo entende o valor de oferecer aos alunos algo que vai muito além do aprendizado técnico: uma formação holística, que lhes garante evolução profunda, não só enquanto profissionais, mas também como humanos e cidadãos.
Esse compromisso de levar uma formação completa aos estudantes é tão forte que vai ao encontro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, dentre os quais está a Educação de qualidade, que preconiza “assegurar o acesso à educação inclusiva e equitativa, para promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.
Além disso, a instituição está em consonância com os demais ODS, como Cidades e comunidades sustentáveis e Redução das Desigualdades. Por isso, inclui em todos os seus cursos da pós-graduação temáticas voltadas à capacitação em ESG (Environmental, Social, Governance). Em síntese, um conjunto de padrões que garantem práticas profissionais socialmente conscientes, sustentáveis e corretamente gerenciadas.
Ao estruturar os programas de Pós-Graduação lato sensu dentro desse objetivo, o Centro Universitário São Camilo, além de cumprir sua missão camiliana, se engaja em uma tendência mundial, contribuindo para o desenvolvimento profissional diferenciado de nossos alunos e, portanto, do nosso país, uma vez que a educação é uma forte condutora de transformação social.